Como sei qual o tipo de máscara é melhor para mim?
Mayo 12 - 2020 por Jannet Figueroa

Estamos vivendo no mundo todo uma situação muito diferente e que parece um filme de zombies, mas é certo que temos que nos proteger e usar máscara para sair na rua para evitar o contágio do COVID-19.
O objetivo principal da máscara facial é evitar o contágio pela expulsão de fluídos pela boca e nariz perto de outras pessoas, alimentos e objetos. Além disso, as máscaras são uma barreira física contra tosse e espirros.
Vários estudos têm comprovado que o uso de máscaras faciais tenha achatado a curva de contágios nos países onde os moradores usam a máscara constantemente:
Com tantas informações sobre quais máscaras utilizar, criamos um guia sobre os cuidados e confiabilidade pelo tipo de máscara, para que você possa selecionar a melhor, dentro de suas possibilidades.
- Máscaras caseiras: Podem ser feitas de tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos, desde que desenhadas e higienizadas corretamente. Não seguem padrões industriais para sua confecção, porém, ajudam a ser uma barreira física desde que sejam feitas nas medidas corretas cobrindo totalmente a boca, nariz e que estejam bem ajustadas ao rosto com elásticos ou fitas atrás das orelhas ou na nuca, sem deixar espaços nas laterais.
A vantagem das máscaras caseiras é que podem ser esteticamente mais lindas e de diferentes cores, porém, não tem alta filtração em caso de espirros e tosse. Sua utilização é restrita ao período de até 2 horas contínuas e, obrigatoriamente, precisam ser lavadas após o uso.
- Máscaras profissionais de dupla camada: As máscaras de dupla camada são geralmente utilizadas em lugares onde se precisa de um maior controle de higiene, mas não é um ambiente médico, como clínicas estéticas. Ajudam também como barreira física. Elas são 2 vezes mais efetivas para evitar o contágio de COVID-19 do que às máscaras caseiras.
A diferença das máscaras de dupla camada para as caseiras é que são descartáveis e podem ser utilizadas por até 4 horas contínuas.
- Máscaras profissionais de tripla camada: Estas máscaras proporcionam até 98% de filtração do ar e são geralmente utilizadas por profissionais médicos
As máscaras de tripla camada são as mais recomendadas contra o contágio do COVID-19 devido ao fato de serem 3 vezes mais efetivas que as máscaras caseiras, e podem ser utilizadas por até 4 horas contínuas.
É importante que, além de usar a máscara, você escolha qual o modelo melhor para você, levando em consideração o tipo de manutenção que ela requer. Assim como estar ciente da importância de lavar as mãos, colocar a máscara corretamente, cobrindo nariz e boca, é de extrema importância lembrar que não tocar o seu rosto enquanto esteja usando qualquer tipo de máscara.
Estamos aprendendo e nos adaptando a viver com este novo vírus, buscando maneiras de melhorar o bem-estar de todo mundo.